Segundo as normas de Proteção Radiológica vigentes no país, todo instrumento de monitoração de radiação deve ser calibrado em laboratórios certificados, pelo menos, a cada 12 meses.
O LCR inaugurou, em janeiro de 2002, o LABMETRO, credenciado ao Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), responsável, em todo o território nacional, pela metrologia em radiações ionizantes. O LABMTERO possui um sistema da qualidade implantado de acordo com a norma IS/IEC –17025 – Requisitos Gerais para Reconhecimento de Laboratórios de Ensaios e Calibração.
O LABMETRO provê a calibração de monitores de radiação e de câmaras de ionização, desenvolve ações educacionais e de pesquisa na área metrológica, e apoia operacionalmente projetos nas áreas de Física Médica e de Proteção Radiológica, como o Mestrado Profissional de Física Médica.
O LCR através do LABMETRO cumpre um papel educacional e preventivo, no âmbito interno da UERJ e para a sociedade, junto a diversos segmentos econômicos que utilizam fontes radioativas, nos quais trabalham profissionais potencialmente expostos, o que demanda orientação especializada e atualizada.
A disseminação da cultura metrológica, por meio de treinamentos, atende à formação de técnicos, especialistas em radiologia, físicos, mestres e doutores, em física médica, que treinados e/ou formados no LCR, têm a oportunidade diferenciada de conhecer a operação de calibração em um laboratório pertencente à Rede Metrológica Internacional.